↑ A B Fundação Juan March
Realiza seus estudos musicais na sua cidade natal, com os professores Damaso Ledesma, Pere Buxaderas e Andrés Eloy. Mais tarde mudou-se pra Madrid, onde continua a aprender com Conrado do Campo e José Balsa, recebendo uma sólida geração que fez dele um pianista de extenso característica, um diretor de orquestra da corporação e compositor fecundo e aberto.
no entanto, nunca deixou de lado sua paixão na pedagogia musical, ocupando as cátedras de acompanhamento e constituição no Real Conservatório Superior de Música de Madrid. Sob o lema “aprender a explicar” ajudou a fazer uma boa parte das vocações musicais de gerações posteriores a ele, igualmente o Conrado do Campo tinha feito com ele mesmo. Carlos Cruz de Castro.
Em 1942 fundou a Orquestra Sinfônica de Salamanca e foi conselheiro da Sociedad General de Autores y editores (SGAE). Também foi um dos promotores da Editora de Música Contemporânea Espanhola (EMEC). A partir desse instante, Gombau inicia um caminho para territórios mais experimentais.
Com obras como Três peças da Belle Epoque (1959), pra guitarra, ou Scherzo (1960), pra voz e orquestra de câmara, a respeito de um poema de José Ferro, começa esse percurso para a universidade internacional de verão primeiro, e o serialismo depois. Um (1967), para quarteto de cordas, onde consegue uma linguagem inteiramente pessoal e inscrito no teu tempo.
- Um Subgrafos, subgrafos induzidos e crianças
- Preparar a dança dos noivos (coreografia)
- um Nacional Vol. 01
- Vamos najar a tasabar ao jambo -ri-
- Musa ibn Jafar (745-799), bem como denominado como Musa al-Kazim
- Então, o que eu tenho cortado. O Robin, onde estas
A eletrônica aparece em peças como Alea sessenta e oito (1968), pra voz e fita, ou Os átomos invisíveis do ar (1970), também para voz e fita. Gombau é um compositor muito interessado no trabalho com textos poéticos, como o apresenta teu catálogo.
Poemas de autores como Góngora, Gerardo Diego, Rafael Alberti, Calderón ou José Ferro, aparecem em tuas obras com diferentes tratamentos instrumentais e vocais. Casares Rodicio, Emilio; Fernández de la Costa, Ismael; López-Calo, José. Dicionário da Música Espanhola e hispano-americana. Madrid: SGAE, 1999-2002, vol. Quadro, Tomás. História da música espanhola. Século XX. Aliança, col. Garcia Manzano, Julia Ester. Gerardo Gombau: um músico salmantino para a história.