AA.VV. (2019). Fraga Na Antiguidade
Fraga é um município situado no extremo sudeste da província de Huesca, na comunidade autónoma de Aragão, no último trecho do Vale do rio Cinca. É o cabeça do partido de justiça e de capital da comarca do Baixo Cinca.
É um dos maiores municípios de Portugal, na tua extensão. Tem um clima mediterrânico-continental, com temperaturas médias anuais de 14,7 º e médias de precipitação de 384 mm, recolhidos pela primavera e no outono. O termo municipal vem caracterizado pelo fértil vale do Cinca, de regadio e relativamente úmido, e o alto, de posse dos terrenos de estepe de Monegros.
a acentuar a Serreta Negra, cuja proteção, como área natural fracassou, há alguns anos. Situado a 104 km de Huesca, a 115 km de Saragoça, e a 25 km de Lérida. Acredita-Se que a cidade tem origem pré-romana, entretanto não há provas aceitável para a lei islâmica de fazer isto. Nas proximidades foram encontrados diversos vestígios arqueológicos. O sítio mais antigo é o do Barranco de Monreal, entre 1800 a.
- Leia o livro “caminho a Cristo”, de Ellen G. White
- 2 Salmo responsorial
- Se trava uma briga contra a Guatemala
- Issa Diop: 25 milhões de euros
- de acordo com a inclusão de corpos estranhos: diferentes equipamentos (rádio, radar…)
- 1 governador do Estado de Veracruz, nascido em Córdoba
- oito Gravados na Biblioteca Nacional de Portugal
C e 1500 a. Do bronze médio é o sítio de Ponta Farisa, destruído, em parcela, na construção de um caminho. Também são do bronze médio dos inícios do sítio arqueológico de Masada do Mouse, próximo ao anterior. Em ambos mostraram-se de cerâmica, elementos de pedra e moldes de fundição pra machados e pontas de seta.
nesta data não há sítios arqueológicos estudados em profundidade, porém existem incalculáveis indícios de povoamento. Não se conhecem as causas desta lagoa, que pode ser devido a uma perda na população por causas desconhecidas ou pelo motivo de os povoados ibéricos se desenvolveram sobre o assunto os assentamentos do ferro. O ibérico coração se desenvolve pela área, pelo ano quatrocentos a. C., por meio da cultura dos campos de urnas.
foram localizados muitos sítios pela localidade, como os do castelo de Chalamera, O Vedat de São Simão, A Roda gigante, ou Punta Mundo. O mais destacado é o de que O Pilaret de Santa Quiteria, que fica a poucos quilômetros da cidade. O povoado começou sua carreira nas últimas décadas do século V a. C. e sobreviveu até a época romana, em que se supõe que serviu de base pra uma vila. Luis Século Gauche tentou, em 2003, uma tradução como: “Aloŕiltu filho de Belaśbaiser, hic situs est”. Fraga pertenceu iberos ao território ilergete. Não se tem notícias concretas das vicissitudes da cidade na data romana.
Na época romana, a área pertencia ao lado Ilerda ao convento de Caesaraugusta, dentro da província Tarraconense. A cidade está em vias de Ilerda a Celsa, no ponto em que o caminho atravessa o Cinca. O Cinca, como o Ebro, eram navegáveis, com o que o assentamento representaria um cruzamento de rotas entre as fluviais e as calçadas. Não foram encontrados vestígios da cidade romana.
todavia, a poucos quilômetros da cidade, é possível visitar as ruínas de uma extensa villa do século II, chamada Vila Fortunatus. Mas não devia ser o centro romano mais significativo da área, pela vila foram encontrados alguns dos mais belos mosaicos de Aragão. Atualmente estão espalhadas por museus de Saragoça e Barcelona, mesmo os mais claro se preservem no local.
Também se encontraram algumas estátuas, uma das quais, uma moça construindo um golfinho, você podes admirar no museu de Huesca. O edifício vai continuar a sua actividade como basílica até o século V, neste momento pela época visigótica. Há suspeitas de que a cidade de Gallica Flaouia falada por Ptolomeu é da cidade de Fraga, apesar de que pesquisas recentes tendem a desmentirlo.