Paz Estêvão, A Nova e Vasto Chefe Do CNI
Capítulo completo Pilar Sampedro dedicou a nova diretora do Centro de recursos em seu livro ‘Não domina nada de mim. É a quinta mulher, que ocupa a Secretaria-Geral do IBC. Assumiu em junho de 2017 e antecipadamente havia estado à frente do gabinete técnico do diretor, trabalhando lado a lado com o general Sanz Roldán e com sua antecessora, Beatriz Méndez de Vigo. Conhecia muito bem no que estavam a assumir suas novas responsabilidades.
Tem porte de execução, de mulher resolutiva, que toma decisões. E a aparência assim como de que gosta mais da atividade de rua que o despacho, porém já cabe despacho e se empenha para que sua gestão seja perfeita. Paz Estêvão entrou na CESID no ano de 83, um ponto de não retorno quando se abriram as portas pra transposição regular das mulheres no Centro.
O primeiro dia em que chegou, tremendo, o que viria a ser o teu chefe -ela não sabia como iria reagir ao olhar uma mulher – falou-lhe: “Ou melhor um serviço e servir é o que você vem aqui”. Essa vocação de serviço, explica, é o que tem interiorizado tudo o que trabalha a CNI. Manglano achava que eram necessárias mulheres que se moviam com naturalidade em qualquer lugar.
O correto é que foi um visionário, se adiantou ao seu tempo e não lhe importou que possam criticar por botar mulheres em cargos de gestão. Todos os que o conhecemos, sentimos verdadeira admiração por Manglano, deu a volta a esta moradia, teve uma grande visão de futuro.
- a Colômbia está representado no Cazaquistão, por meio de sua embaixada em Moscou (Rússia)
- Colégio Nubeluz
- 1883: Aumenta o número de profissões no Colégio de Mineração
- Cria e vende utensílio gráfico e fotos iStockPhoto ou Shutterstock
pouco tempo depois de ingressar fiz o curso geral de inteligência, porém a criação específica foi de imediato no posto de serviço, integrada em um micro computador em que se ensinava o que fazer e como fazê-lo. Pra comprar a mais querida informação, a mais exclusiva, que depois contrastamos, processamos e analisamos, e com ela, elaboramos um relatório que vai para o Governo. Relatório que tem que ser o mais completo, severo e propósito possível; sem opiniões, recolhendo só fatos demonstrados e, além do mais, condensado em insuficiente espaço.
o que se trata é de conceder à autoridade dos elementos de juízo que lhe permitam tomar decisões. No meu caso, sempre no âmbito internacional. No relativo com o serviço de inteligência, de análise, operacional, técnico ou de obtenção me custa fazer diferenças entre homens e mulheres, e não as há. Entretanto há um aspecto muito concreto: na maneira como se realiza o comando. Nós somos mais próximo, mais sintonizadas, mais detalhadas, temos superior praticidade para nos colocar no lugar do outro, abrimos mais o assunto.
Centro porque não aceitava ser comandado por mulheres”. “Não me passou, todavia passou. O que mais me preocupa são os defeitos de pessoal, sem dúvida. Os profissionais podem gerir a toda a hora, com cerca de acerto, mas quando se enfrenta o problema de um colega, o que você conhece, é mais complexo de definir.
Nesse lugar estamos diversas pessoas, mais de 3.000, com origens e criação muito diferentes, e você deve começar a fazer o teu trabalho se sintam confortáveis, animado, com expectativas. O nosso é um trabalho que exige muito, estressante, sacrificado; e você acha que o que lhes dar, não é a todo o momento bastante para alimentar o teu interesse e tua motivação, que não colmas tuas aspirações. Um traidor é o pior que pode acontecer a um serviço de inteligência.
Não ocorreu com nenhum companheiro com o qual tenha concordado que os destinos de viagem que já tive, todavia é claro que agora houve qualquer caso. Foi um caso extremo e daí que fora julgado e sentenciado. O Que se seria qualificado de detectar um traidor?