Farol Pra Nações
Já escreveu sobre o nome-título “Elohim”. Aqui faremos uma pequena revisão antes de entrar plenamente na pergunta da Investidura Divina. A leitura cuidadosa da Bíblia Hebraica (Antigo Testamento), parece indicar que a expressão “Elohim” é usado frequentemente como um nome e um título pros seres exaltados e se traduz para o português como “Deus”.
Também é usado de vez em quando para comentar de ídolos e deuses pagãos. Ambos os títulos, Elohim (אֱלֹהִים) e Adonai ou Senhor (אֲדֹנָי) foram aplicadas tanto ao Pai como ao Filho (o Senhor, Jeová, Iavé, Yeshua, o Messias prometido, ou Jesus o Cristo). Elohim, quase a toda a hora, está associado com o Senhor da Bíblia Hebraica.
Nos cruzamos constantemente com a sentença o Senhor Deus, que em Hebraico seria Yahweh Elohim (יְהוָה אֱלֹהִים). Inclusive, existem escrituras que explica-o definitivamente ao expressar: “o Senhor é Deus” (Deuteronômio 4:35),יְהוָה הוּא הָאֱלֹהִים. Ou, pela maneira mais literal, “o Senhor, Ele é o Deus”.
Em 1 Reis 18:39 esta expressão é repetida duas vezes pra doar ênfase: o que investigando todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: o יְהוָה הוּא הָאֱלֹהִים יְהוָה הוּא הָאֱלֹהִים. A frase “Elohim” não aparece nas escrituras, nem ao menos em português nem ao menos em inglês.
- Fixing Cognate support for yue Wiktionary (phabricator:T214400)
- Direito Financeiro e do Mercado de Valores
- Sigam em directo: A próxima jornada
- O debate pelo ingresso da China pela OMC, o que mercado falamos
- André (1965-), casado com Eva Piera Vermelho
- três Unidade de Comunicações
- vinte deputados ao Parlamento centro-Americano
Mas aparece centenas e centenas de vezes em hebraico. Deus, o Pai Eterno, não está ausente da Bíblia Hebraica. Ele Pai está intimamente presente. Em Gênesis 1:1 lemos: “No princípio, desenvolveu Deus os céus e a terra”. Ou seja, “No início fez Elohim os céus e a terra”. Mas há uma tradução mais correcta.
O Pai, o Filho e o Espírito Santo são três seres distintos, contudo com um propósito. Não existe ciúme entre eles, porém que prevalece uma harmonia perfeita. Estas poderosas verdades se me revelaram como um jovem estudante de 13 anos, alguns anos antes de tocar o meu primeiro Livro de Mórmon ou ouvir o nome de A Igreja de Jesus cristo dos Santos dos Últimos Dias.
É percebível que nossos amigos cristãos fora de nossa fé —ao tomar as escrituras fora de teu contexto— estejam perturbados: “citou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isto nos basta. Disse-lhe jesus: estou há Tanto tempo que estou convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me viu a mim, viu o Pai; Como Você Não localiza que eu estou no Pai e o Pai está em mim?
As expressões que eu vos digo, não as digo por mim mesmo; contudo o Pai que habita em mim, é quem faz as obras. Como membros da Igreja restaurada, não existem dúvidas que o Salvador da humanidade, o Senhor, foi feito em semelhança de Elohim, Deus, o Eterno Pai.
A pessoa que viu o Filho também possui visto ao Pai pelo seu parelho. Não só a semelhança física, todavia que, ainda mais primordial, pelo teu modo. O próximo versículo esclarece tudo isto: “em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim, as obras que eu faço ele assim como as fará; e ainda maiores do que estas fará, visto que eu vou pro Pai.
E tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, eu o farei, pra que o Pai seja glorificado no Filho. Em novas palavras, semelhante o Salvador leva a cabo as obras do Pai, nós queremos transportar a cabo as obras de nosso Redentor, que, claro, são as obras do Pai, a tua vez. Esta mensagem é especialmente uma unidade de propósito, bem como o vemos em d & c 50:43, “e o Pai E eu somos um.