Os Excelentes Lugares Do Mundo Para Contemplar O Céu
A poluição luminosa tem se tornado algo tão acessível e teoricamente banal, como ver as estrelas em um luxo só apto para privilegiados. Levantar os olhos e olhar o céu à noite em uma cidade extenso com a expectativa de encontrar um manto de pequenos pontos de luz no céu, prontamente não é possível.
É fundamental tirar-se de áreas urbanas para desfrutar da visão da abóbada celeste em toda a tua magnitude. Observar o céu -fazer o stargazing – é uma atividade que a cada dia conta com mais adeptos, uma coisa que levou a Unesco a reconhecer os fantásticos lugares a partir dos quais a contemplar o céu.
- o Cinema, carinho e carinho (1953), de Steno
- um Individual (15) 8.1.1 Finalista (8)
- Pra ti, o que é a solidariedade
- Baia dos Porcos, em Fernando de Noronha, Pernambuco
Europa Oceania, passando pela América, apresentamos-lhe alguns cantos perfeitos, destinos turísticos Starlight, reconhecidos, mas há muitos mais. Alqueva, em plena localidade do Alentejo, em portugal, se tornou, em 2011, é o primeiro destino turístico certificado pela Unesco.
Esta área protegida de por volta de 3.000 km2, situada a poucos quilômetros da fronteira da extremadura, é um real paraíso pros amantes da astronomia. Abrange os municípios situados em redor do vasto lago de Alqueva: Alandroal, Reguengos de Monsaraz, Portel, Mourão, Moura e Barrancos.
Todos eles reduzem a intensidade da iluminação pública pra assegurar uma melhor visão de determinadas estrelas que são capazes de ser observadas em toda sua imensidão. Não é necessário ser especialista pra desfrutar disso, o caminho Dark Sky permite percorrer o território em companhia de especialistas e de objeto adequado. Embora, teoricamente, muitos associem Havaí, com praias paradisíacas e paisagens virgens e os que se perder retirado do estrondo, o correto é que esse arquipélago do Pacífico apresenta vistas do firmamento incomparáveis. O topo do Mauna Kea, um monte de mais de 4.Duzentos metros de altura, conta com um conjunto de observatórios para a investigação científica, financiados por diferentes países e dotados com alguns dos telescópios ópticos maiores do mundo.
Os visitantes podem subir até a estação do distrito astronômico, a 2.775 metros de altura, pra habituar-se durante 30 minutos, à pressão atmosférica, como passo prévio para tomar o topo. A partir de lá-sem reserva prévia-, poderão fazer visitas guiadas gratuitas. Não é de admirar que vários entusiastas da astronomia e diversos turistas pensam que o céu do deserto do Atacama é o mais espetacular do mundo. E é que a união de altitude, carência de poluição e ar seco apresenta as condições ideais para poder contemplá-lo.
Localizado a em torno de 130 quilômetros ao sul de Antofagasta, o Observatório Paranal -gerido pelo European Southern Observatory – é criado a 2.635 metros de altura. Suas belas instalações, entre as quais notabilizam 4 telescópios gigantes, permitem a visita de fãs e turistas nos fins de semana. Pra esta finalidade é imprescindível inscrever-se, antecipadamente, porque o acesso é gratuito e restrito. Escolhido na Associação Internacional do Céu Escuro -International Dark-Sky Association (IDA)- como o primeiro parque de céu escuro do Reino Unido, aproximadamente desprovido de poluição luminosa, graças à ausência de população no teu interior. Localizado no sudoeste da Escócia, o Parque Florestal de Galloway -de mais de 600 km2 – é um fundado paraíso que permite descobrir planetas, meteoros e estrelas a olho nu.